LATA
Laboratório de Antropologia, Territórios e Ambientes (CERES)
Oficinas de Cartografia 2012

Neste primeiro semestre de 2012 o LATA volta a organizar as Oficinas de Cartografia. Nosso objetivo com as oficinas é reunir pessoas interessadas no uso de SIG em pesquisa sociais, de modo a desenvolver o aprendizado e técnicas de produção de mapas para estes fins. A proposta das oficinas inclui ainda a estruturação de um manual “passo a passo” descrevendo os avanços realizados durante as oficinas.

As oficinas são públicas e abertas a todos os interessados. É só chegar e participar. Elas têm caráter de aprendizado coletivo, de troca de informações e experiências sobre cartografia e seus usos sociais, não se caracterizando como um curso nos moldes tradicionais.

Os primeiros encontros serão dedicados aos princípios básicos da cartografia, como o uso de programas livres de cartografia, e a importação de dados do gps para esses programas.
Para mais informações sobre as Oficinas de Cartografia do LATA, escreva para oficina-cartografia-lata@googlegroups.com

Local:

Laboratório de Cartografia (2o. andar, lado esquerdo do prédio da pós-graduação do IFCH/Unicamp)

Favor levar seu notebook no dia 18 para instalar os softwares que serão usados

Haverá uma lista de e-mails dos participantes para divulgação de arquivos e bases de dados que deverão ser estudados anteriormente às oficinas

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

18/04 – 16:00h

Oficina sobre Linux. Instalação do Ubuntu e dos softwares que serão utilizados no laboratório (quantum cad, quantum gis, gimp, sketchup, wine, google earth)

 

02-05  –  bate papo sobre usos possiveis da cartografia nas ciências sociais e compartilhar mapas produzidos pelos participantes da oficina.

 

09/05 – 14h00

Oficina de marcação e importação de dados de gps (pontos, rotas, cálculo de área e outras funções do GPS, padronização dos dados, conversão de dados)

 

23/05 – 14h00

Oficina de marcação e importação de dados de gps (pontos, rotas, cálculo de área e outras funções do GPS, padronização dos dados, conversão de dados)

 

06/06 – 14h00

Oficina de acesso a base de dados (fazer uma lista de base de dados online – atentar para os sistemas de dados que foram utilizados nessas bases) e como georreferenciar uma imagem de satélite, com montagem das camadas.

 

20/06 – 14h00

Oficina de como gerar imagens (impressão e configuração de impressão)

Oficina com alunos da graduação da Unicamp, 2010

2 Comments to “Oficinas de Cartografia 2012”

  1. Laboratório de Antropologia, Territórios e Ambientes says:

    Olá, Alejandro.

    As oficinas acontecem sempre na sala do Laboratório de Cartografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. A programação de atividades é a que está descrita acima e a participação é aberta a todos, sem a necessidade de inscrição prévia. Entraremos em contato por email para esclarecer outros detalhes.

    Roberto Rezende

  2. Alejandro Ramirez says:

    Boa tarde, eu escrivo para vocês porque eu quizer partilhar das oficinas que vocês vão ter no LATA. Sou pesquisador social e quizer saber os horarios e locais que vão fazer as oficinas.

    Obrigado pela sua atenção.

    Alejandro.