LATA
Laboratório de Antropologia, Territórios e Ambientes (CERES)
O LATA

Aos diferentes grupos e populações humanas corresponde uma diversidade enorme de modos de vida, conhecimentos e práticas que estão associadas ao uso de territórios específicos. O LATA (Laboratório de Antropologia, Territórios e Ambientes)  é formado por pessoas com formações  e vivências variadas, que buscam apoiar e valorizar a existência das diferentes formas de relação entre os humanos e seus ambientes, participando ativamente na defesa do direito de diferentes grupos sociais aos seus territórios e modos de vida.

A missão do LATA  é apoiar a produção de conhecimentos sobre territórios – entendidos como um conjunto de concepções sociais e simbólicas, inscritas em um ambiente, um lugar – com  o objetivo de criar uma metodologia que permita a representação/documentação de diferentes perspectivas de território, gerando linguagens cartográficas hibridas que possam  apoiar a ação de grupos sociais que têm sua identidade constituída em torno de formas especificas de percepção e uso do território. Partimos da ideia de que a realidade apresentada em imagens de satélite e demais ferramentas geradas por meio de SIG são incapazes de representar por si só a lógica simbólica do espaço vivido, do espaço trabalhado.

Mais que um grupo de pesquisa focado no mapeamento e diagnóstico pretensamente neutros do contexto socioambiental em áreas de povos tradicionais, o LATA tem por finalidade produzir em conjunto com estes povos conhecimento científico acerca das realidades locais.