LATA
Laboratório de Antropologia, Territórios e Ambientes (CERES)
Seminario Outros Mapas (FUNDAJ)
Categories: Eventos

outrosmapas-final-banner

Entre os dias 15 e 17 de outubro foi realizado o seminário Outros Mapas: cartografia e pesquisa social, no auditório Benício Dias da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife. O evento foi organizado pela Divisão de Pesquisas Sociais (Dipes/Fundaj) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco(UPE) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através do LATA/CERES.

O seminário contou com a apresentação de diversas experiências por parte de artistas, pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais sobre a produção de mapas e suas relações com pesquisas e intervenções sociais.

O texto de chamada do evento era o seguinte: “A produção de estudos e práticas envolvendo a espacialização de questões sociais encontra-se amplamente difundida, em especial a partir da popularização de técnicas de localização por satélite e de geoprocessamento, e da internet. Ao mesmo tempo em que tais tecnologias aumentam o poder de controle e vigilância, permitem também diversas formas de apropriação em termos de mobilização social. Os mapas e mapeamentos, em suas mais diversas formas têm, portanto, sido cada vez mais usados no cotidiano dos conflitos e das pesquisas sociais. Isto coloca em relação direta a epistemologia da espacialização (presente nas teorias e práticas geográficas e cartográficas) com o campo onde interagem pesquisadores da área de ciências humanas e uma diversidade de grupos sociais. Este seminário pretende por em debate diferentes perspectivas sobre as relações entre a cartografia, as ciências humanas e formas não acadêmicas de produção de conhecimento, em especial aquelas ligadas a processos de transformação social”.

A conferência de encerramento proferida pelo prof. dr. Mauro W. B. de Almeida (UNICAMP), e que contém um balanço do evento, pode ser lida aqui.

Mais informações sobre o seminário Outros Mapas: cartografia e pesquisa social podem ser obtidas no site do evento.

Comments are closed.